Destrua este Diário - Criar é Esculhambar


Como já havia prometido, vim hoje mostrar para vocês o meu Destrua Este Diário, comprei ele (depois de praticamente um ano namorando a versão em inglês dele) na Black Friday por 24,90 na livraria Cultura. Quando ele finamente chegou aqui em casa eu quase tive um surto (sou sou normal HAHAHA), antes eu pensava que no dia em que ele chegasse eu já iria começar a destruí-lo, mas quando peguei ele na minha mão e comecei a folhear as páginas eu não consegui pensar em um jeito de começar a destruir ele. 

Entendam que o livro tem duas formas de ser destruído, a primeira é você realmente destruir, sem pena mesmo, interpretar os desafios ao pé da letra, já a segunda forma é interpretar cada comando e fazer de uma forma mais bonita, com um lado mais artístico, vocês entenderam?  



O propósito da autora, Keri Smith, ao escrever esse tipo de livro interativo era fazer com que as pessoas que comprassem ele, ao começar a fazer a destruição, saíssem do convencional e da forma engessada que a sociedade, querendo ou não, vive. Desde crianças, lá no jardim de infância a professora nos dá uma folha em branco e manda a gente fazer algum desenho com um determinado tema, quando chegamos lá no fundamental 2, e a professora nos dá novamente a folha em branco e fala que o tema do desenho é livre, geralmente algumas pessoas terão dificuldade em saber o que desenhar. O porquê disso? Por que desde pequenos temos nossa criatividade oprimida, por que é errado pensar que uma árvore pode ser de laranjas e morangos ao mesmo tempo, que o sol tem olhos e uma enorme boca sorridente, e quando temos a tão esperada liberdade para por para fora nossa criatividade ela está travada. 

Esse foi um dos motivos que mais me incentivaram à comprar esse livro, sempre fui muito "fora" dos padrões, não gostava de ser como todo mundo, e com isso acabei exercitando muito minha criatividade. Hoje tenho a certeza de que vou trabalhar em uma área que exige muito da criatividade e querendo ou não os bloqueios criativos sempre aparecem, com o livro conseguirei explorar temas e lados meus que ainda são desconhecidos para mim, me ajudando no processo criativo das demais atividades relacionadas à criação.



Ainda não fiz muita coisa, ele ainda está inteiro e sem nenhuma página faltando hahaha. Uma dica pra quem pretende comprar ele é começar fazendo os desafios mais ~normais~, pra depois fazer os mais pesados, assim você consegue desenhar as coisas com mais facilidade.


 Já nas primeiras páginas do livro você encontra as cinco instruções básicas para a destruição. Mas o importante é que você pode interpretar TUDO como quiser como diz nas instruções, experimente. Keri fez questão de nos deixar livres para ser feliz com o livro HAHAHAHA.




As páginas do livro não são numeradas, esse é um dos primeiros desafios proposto pela autora. Escolhi não seguir a ordem das páginas e numerar as páginas na ordem em que eu for fazendo elas. A ordem não é importante.


(sou burrinha e fiz duas páginas número 1 zzzZzZzZzZz)





E agora alguns dos desafios curiosos para vocês terem uma noção de como o livro é.





Para fazer as o desafios nem sempre cai a ideia na tua cabeça, as vezes é preciso ter um pouco de inspiração, então sempre que surge alguma dúvida do que fazer em tal página eu pesquiso no Pinterest a tag Wreck this journal (a versão inglês do livro Destrua este diário).

Se quiserem que eu faça mais posts sobre meu Destrua este Diário comente neste post. Espero que tenham gostado!

Um comentário: