D.I.Y. caderninho

Primeiro de tudo: semana de aula com três dias (porque tive aula hoje de manhã) mais chatinha possível. Glória a Deus terminou! HAHAHA

Bom gente, eu sempre fui muito chatinha com relação a achar coisas para mim, sempre quis ter as coisas do jeitinho que eu imaginei, mas nunca achei exatamente assim, sempre me contentei com uma cosia parecida e pronto. Comecei a mudar isso quando me interessei por customização de coisas, facilitando muito na hora em que eu preciso de alguma coisa "nova", agora com mais habilidade em customização eu até estou me arriscando na criação de alguns produtos. 

Pois bem, foi assim que aprendi a fazer caderninhos, já que nunca tinha achado os cadernos com folhas com as pontas arredondadas e sem pauta (na verdade eu até achei, mas aqueles caderninhos Moleskine tem um preço absurdo hehe), fui atrás de alguma forma de fazer que saísse mais em conta. Achei, fiz e agora estou aqui para repassar o conhecimento (frase bleh).

E vocês podem estar pensando "ah, Mari, isso aí é difícil demais para eu fazer!", mas está enganado quem pensa isso. O D.I.Y. é super tranquilo de fazer e creio que qualquer um consiga fazer bemmm de boinha :)

Então, para fazer um caderninho você vai precisar de:

Folhas de papel A4 da sua preferência (no meu caso eu usei o canson). A quantidade de folhas que você irá usar fica a seu critério;
Cola;
Tecido;
Régua;
Tesoura/estilete;
Papel paraná.

Primeiro passo: Pegue as folhas e dobre ao meio bem direitinho. Depois de ter dobrado você corta a folha ao meio (bem em cima da linha da dobra), com a folha já cortada em duas parte, dobre elas ao meio.
Caso você queira fazer as folhas com as pontas arredondadas é bem simples. Você pega uma moeda, ou mesmo a tampa da cola (que foi o que eu fiz), marca onde cortar e com o estilete ou a tesoura você corta. É importante saber que para fazer isso é preciso de muita atenção e cuidado para as páginas ficarem todas com o mesmo recorte e com o acabamento bom.
Com todas as folhas prontinhas, recortadas todas do mesmo jeitinho, reúna elas em um "montinho" bem direitinho, prenda com um grampo grande cada extremidade e passe cola bastante na lateral onde se encontrar as dobras das folhas. Feito isso, deixe as folhas secando em um local arejado e de preferência com alguns livros pesados em cima para as folhas serem coladas bem juntinhas.
Para fazer a capa do caderninho pegue a folha de papel paraná (ou a folha de trás do bloco de folhas de papel canson, dá no mesmo e sai mais barato HAHAHA) e use o bloco de folhas já seco para tirar as medidas.
Para ficar com um aspecto melhor, mais bonito, deixe em cada extremidade da capa 5 milímetros, e na lombada deixei a medida certa da espessura do bloco de folhas que você fez.
Como escolhi fazer o caderno com as folhas com postas arredondadas fiz o mesmo na capa, com a mesma tampa de cola HAHAAHHA
Com a capa já recortada e com as dobras já pré definidas *é importante que as dobras da lombada sejam feitas antes de por tecido e colar o bloco de folhas* passe uma camada de cola uniforme (para o tecido não ficar manchado) e cole o tecido sem deixar nenhuma bolha de ar.
Se o tecido não for de algodão na hora de colar pode ser meio complicadinho, para me ajudar coloquei clipes por todas as extremidades da capa :)
Para um acabamento melhor, cole uma folha para tampar as pontas irregulares do tecido.
E então por fim, cole com bastante cola o bloco de folhas no espaço que você deixou para a lombada do caderno. Nesse momento você terá que segurar o bloco de folhas bem firme para todas as folhas colarem e não soltarem depois.
E então depois de seco você já pode usar para fazer anotações, usar como agente, dar de presente, usar para desenhar...ou seja, para o que você quiser :)

Espero que tenham gostado e se surgir alguma dúvida vocês já sabem, falem nos comentários que eu respondo! Beijo!! ^^

2 comentários:

  1. Ah muito legal esse caderno ^^ eu adoro fazer caderno assim, mas ao invés de colar eu costuro, fiz uma agenda e um diário e um caderno de desenho porque viciei kkk mas fica muito lindo e é uma ótima maneira de deixar as coisas a sua cara (:

    ResponderExcluir